A personalidade da população no mapa.

Divulgado pelo repórter Pedro Katchborian da YouPix, o mapa da agência JWT é bem diferente dos que costumamos postar aqui. Mas como adoramos mapa vale dar espaço para esse também.

Os países são agrupados de acordo com a personalidade da população. Um mostra como a população é vista (estereótipo) e o outro mostra como a população se vê (introspectivo).

mapa1 mapa2

Segundo a JWT, a grande maioria de nós organiza o mundo de acordo com estereótipos, padronizando figuras mentais que representam uma opinião simplificada ou atitudes preconceituosas.  E isso acontece também na comunicação com o mercado. Com pouco tempo disponível para comunicar algo, um atalho, uma simplificação exagerada, sempre são bem vindos.

O problema é que a maneira como os consumidores recebem os estereótipos variam bastante. Em alguns países, como na Itália, são bem aceitos. No Japão deve-se evitar ao máximo.

A simplificação excessiva, como reduzir a população do México a Mariachis com grandes sombreros, levam os consumidores a acreditarem que as marcas estão fora do tempo ou superficiais demais.

O mapa prova que a maneira que os países se enxergam difere da visão do mundo sobre eles. A dica para profissionais de comunicação e marketing é entenderem os estereótipos, suas vantagens e desvantagens. É possível descobrir muitos temas novos para atingir o consumidor atualmente.

“Para os mexicanos, o Brasil é carnaval e futebol. Para os brasileiros, o México é o personagem humorístico Chaves, a artista plástica Frida Kahlo e a tequila”.

Juan Pablo Villalobos, escritor mexicano, na Revista Isto É.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s