A precificação com base no perfil do consumidor

A tecnologia traz enormes benefícios, isso todo mundo sabe. Mas as grandes mudanças provocadas também trazem dor de cabeça pra muita gente, principalmente para órgãos reguladores.

Já falamos sobre a sharing economy e seus impactos, ainda sendo avaliados por governo e empresas que atuam nos mercados onde o compartilhamento está presente.

Tem mais um abacaxi pra descascar: os preços.
Funciona assim: os varejistas coletam detalhes sobre o histórico de compras no site ou compram essas informações de um terceiro. A partir daí oferecem preços diferentes dependendo das informações sobre o consumidor. Não é certeza ainda que isso esteja acontecendo, mas já há indícios. Órgãos responsáveis por proteger o interesse do consumidor tentam conseguir informações sobre a precificação com base no perfil do consumidor, impulsionada pela tecnologia.

Programas de fidelidade de companhias aéreas já foram acusados de descontar mais de clientes com mais pontos do que de clientes com menos pontos. Segundo especialistas, o que é preciso saber é se os consumidores estão cientes de que todos os dados estão sendo coletados e se essas informações permitem que os varejistas cobrem preços mais altos para determinados clientes.

Este cenário beneficia alguns, como clientes regulares, mas prejudica outros. É fato que os consumidores não gostam de ser prejudicados por conta das informações coletadas sobre seu histórico de compras, entretanto gostam dos benefícios que esse procedimento pode trazer, como descontos para clientes fieis.

Como o mercado irá ser regulado? Algum palpite?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s