Prevendo sua próxima viagem, mais uma função para os algoritmos.

Pesquisadores da Microsoft de Pequim e de duas universidades Chinesas estão utilizando uma rede social similar ao Foursquare (Jiepang) para tentar prever padrões nas futuras viagens dos usuários a partir de comportamentos passados.

1,3 milhão de check-ins analisados nas 5 maiores cidades chinesas. A primeira descoberta é a diferença existente entre o comportamento dos visitantes e dos residentes.

Visitantes vão a lugares mais variados e seu destino é previsível: lugares turísticos, como o Palácio imperial. Os residentes fazem o check-in em torno de casa ou do trabalho.

E qual o potencial do estudo? Segundo a Bloomberg Businessweek, restaurantes e outros negócios que procuram diferentes locais para divulgação aos viajantes podem se beneficiar com as informações.

Outra vantagem, apontada pelo MIT, é que modelos matemáticos como esse podem ajudar antropologistas a estudarem e analisarem como as pessoas interagem com as cidades, e como o padrão de mobilidade muda com o tempo. Enxergando um pouco mais longe, pode ter um impacto nos estudos sobre migração e o modo pelo qual os imigrantes se tornam parte de comunidades locais.

O estudo parecia óbvio para você? As possibilidades que se abrem a partir de uma série de dados analisados são infinitas. Viva os algoritmos! 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s