O home office, as vantagens para as empresas e, claro, os impasses para os pequenos negócios.

16 milhões de americanos trabalham em casa pelo menos um dia por mês, graças aos dispositivos móveis. Segundo pesquisa da Global Workplace Analytics, publicada em artigo na Forbes, as pequenas empresas também começaram a aderir aos benefícios do home office.

Permitir o trabalho de casa pode reduzir custos, preocupação da grande maioria dos pequenos negócios. A pesquisa mostra que, além dos cortes nos custos de estrutura, como energia e aluguel, as vantagens também incluem o aumento de produtividade que vai de 15 a 55%.

O trabalho de casa também reduz as faltas. 78% dos empregados que se dizem doentes e faltam ao trabalho não estão realmente doentes. A falta normalmente é para resolver problemas pessoais e familiares. As tais “doenças” custam aos empregadores americanos algo em torno de 1.800,00 dólares por funcionário todo ano.

A flexibilidade do trabalho em casa permite resolver problemas particulares e se manter produtivo, pelo menos nos Estados Unidos.
E por aqui? Nós, brasileiros, somos bem menos produtivos que os americanos.São necessários 5 de nós para produzir o mesmo que 1 americano.

Como nós, que estamos acostumados às Leis Trabalhistas, e não somos qualificados o bastante para produzirmos nos comportaríamos com o home office?

A maior parte das empresas que permitem o home office no Brasil o fazem para redução de custos, principalmente da equipe de vendas. Menos tempo perdido com deslocamento, mais tempo pra vender, fora o corte de custo de infra. Mas há entraves. A Philips, por exemplo, precisou fazer acordo com o sindicato para resolver impasses trabalhistas. O governo controla a jornada de trabalho, o que dificulta a implementação do trabalho remoto.

As pequenas, que dependem dos poucos funcionários que têm, não possuem o poder de negociação e um processo trabalhista pode custar caro. O home office nos pequenos negócios brasileiros talvez ande a passos bem mais lentos. Nada é tão fácil por aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s