Você sabia? Cai o número de novas empresas no Brasil

Pelo menos no primeiro quadrimestre do ano… É o que aponta a pesquisa do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, divulgada pelo Terra.

No primeiro quadrimestre de 2010 foram criadas 205 mil empresas, contra 157 mil em 2014. O boom empresarial dos últimos cinco anos é resultado da formalização de empresários que já atuavam no mercado, mas de maneira irregular. A pesquisa do IBPT não computa essa categoria (Micro Empreendedor Individual), e por isso identificou a queda.

O pessimismo com o mercado brasileiro é maior entre grandes empreendedores, donos de empresas que faturam mais de 3,6 milhões por ano. A criação destas empresas caiu de 65 mil no primeiro quadrimestre de 2010 para 20 mil no mesmo período de 2014.

“Uma empresa é um empreendimento de risco. O empresário, quando acredita no potencial de um negócio, arrisca o seu capital. Então, a geração de novos negócios é um indicador de confiança do empresário no mercado. Quando nós medimos a ação efetiva de abrir uma nova empresa, isso mostra o quanto o empresário está acreditando e investindo no país”, diz Othon de Andrade Filho, diretor de inovação e inteligêcia do IBPT e responsável pelo estudo, em matéria do Terra.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s