As ferramentas para entender o mercado e melhorar as vendas. Um exemplo nos mercados da música e dos livros.

“Se podemos medir onde as pessoas estão gastando seu tempo e atenção, podemos prever melhor onde elas gastarão seu dinheiro”.

Quem disse isso foi Alexander S. White, co-fundador da Next Big Sound, empresa que analisa milhares de dados sobre músicos e encontra relações com as vendas. Na análise entram diversos dados, que vão do Twitter às buscas na Wikipedia, conforme reportagem no New York Times.

A tecnologia mexeu bastante com a indústria da música e está também alterando a maneira de fazer negócios das editoras de livros. E quando isso acontece é normal surgir análises mais robustas que ajudam a entender o comportamento dos consumidores e o que pode ser feito para melhorar as vendas.

Pra mensurar o que acontece com o mercado de livros Alexander fundou a Next Big Book, uma ferramenta que analisa o tráfego na web, as mídias sociais, a publicidade e eventos para entregar gráficos que ajudam a entender o que interfere nas vendas.

Quando alguma correlação é descoberta as ações acontecem e as vendas melhoram. O marketing da Macmillan, uma editora de livros didáticos, descobriu com a ferramenta que um de seus autores estava vendendo bem nas mesmas regiões que um autor concorrente, que escreve livros similares. Regiões com potencial onde nenhum dos autores estavam ainda vendendo bem foram identificadas para as próximas campanhas. Menos concorrência em mercado com grande potencial.

Ótimo exemplo de Marketing Intelligence.

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