Você sabia? O compartilhamento de dados na ciência já existe.

Já ouviu falar de ciência aberta? É o compartilhamento de informações científicas, atualmente apoiado por órgãos governamentais no mundo todo e visa disponibilizar as informações de uma maneira diferente feita até agora, fechada nos laboratórios.

O propósito é divulgar dados de forma que cientistas e cidadãos tenham acesso fácil a descobertas, disponíveis não só em dados compilados, mas brutos e abertos totalmente. Para quem quiser ver.

“Uma parte significativa dos avanços científicos do século foi motivada por fins militares, cuja prática de esconder as descobertas do inimigo é compreensível. No entanto, o que podemos observar a longo prazo é que, de maneira geral, quando há um nível maior de compartilhamento de ideias e abertura do conhecimento, o avanço da ciência é mais rápido e as sociedades tornam-se mais avançadas, ricas e democráticas.” Claudia Domingues Vargas e Fabio Koné, no artigo Em Defesa do Compartilhamento Público de Dados Científicos, publicado no Le Monde Diplomatique.

Por que há resistência então? Expor dados ao público faz com que percam o valor?

Em artigo do New York Times, o professor de cardiologia da Universidade de Yale Harlan M. Krumholz, conta que seu grupo supervisionou a liberação dos dados da Johnson e Johnson em fevereiro deste ano. Os ensaios clínicos ficaram disponíveis para cientistas do mundo todo.

Segundo o professor há um temor por parte das empresas quanto a abertura dos dados que envolve desde beneficiar a concorrência até a má interpretação de cientistas menos competentes. Mas já existe bons movimentos de empresas e órgãos governamentais.

No caso da Johnson o compartilhamento ainda é monitorado. É preciso informar qual o uso dos dados e assinar um acordo em que qualquer descoberta também será compartilhada, dentre outras exigências. O importante é que um primeiro passo foi dado e pode beneficiar sociedade e empresas.

É a comunidade científica entrando também na cultura do compartilhamento, em consonância com o desenvolvimento da cultura digital. 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s