Colaboração é a nova fase do capitalismo?

É o que diz Jeremy Rifkin, economista americano e fã da economia colaborativa. Iniciativas nas esferas públicas e privadas irão impulsionar  uma nova fase do capitalismo, caracterizada pela diminuição dos preços de produtos e serviços.

Com enorme capacidade de chacoalhar negócios tradicionais a cultura do sharing invadiu o setor público também, depois de iniciar um movimento estranho de relações comerciais através de redes sociais. O setor hoteleiro é um bom exemplo. Em Nova Iorque os hotéis perderam 1 milhão de dólares em um ano por conta do AirBnB, segundo reportagem da revista Exame.

A parte interessante e novidade até então é o envolvimento do setor público no tema “ter acesso à bens e serviços é melhor do que possui-los”. Quem abre as portas para a novidade é a cidade de Seul.

A prefeitura disponibilizou uma frota de 500 carros elétricos distribuídos em 292 estações espalhadas pela cidade. Basta reservar online e usar o carro o tempo que precisar. Uma hora sai 20 reais em média e o dia todo 110. E não pára por aí. O prefeito Park Won-Soon também mantém postos de aluguel de ferramentas, brinquedos e até terno para quem precisa ir a uma entrevista. Há também 800 escritórios em prédios públicos disponíveis para aluguel.

Barcelona também investe na sharing economy. Há um Banco de Tempo criado pela prefeitura. A ideia é trocar treinamento sem envolver pagamento. Quem sabe inglês dá aula de inglês, acumula horas e troca por um curso de francês, por exemplo.

É a tecnologia transformando os consumidores em produtores, vendedores e distribuidores. Nova ordem do capitalismo? Como ficará configurado o varejo? Como ficarão os prestadores de serviços?

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s