A aversão ao risco, a autoconfiança e o progresso tecnológico

O termo empreendedor foi cunhado pelo economista Richard Cantillon, que o definiu como “portador de risco”. Em 1921 outro economista, Frank Knight, definiu que a função dos empresários era especializar-se na tomada de risco.

Estudos sobre empreendedores, entretanto, demonstram que eles são tão avessos ao risco quanto qualquer um. A característica que os distingue é a autoconfiança. Um estudo de 1988 do Journal of Business Venturing com 3 mil empreendedores descobriu que 81% acreditavam que tinham 70% de chance de sucesso no mínimo e um terço pensavam que não havia chance de falharem. Números bem diferentes da realidade.

Em tempos de investidores anjos e aceleradoras ficou mais fácil criar uma empresa, mas alcançar o sucesso ainda é bem complicado. A concorrência é enorme e os lucros são reduzidos. A autoconfiança dos empresários talvez explique a explosão de novos negócios, conforme mostra o artigo na revista New Yorker. Quem não tem esse ingrediente no sangue talvez não consiga abrir uma empresa. Junte a ideia de que falhar faz parte e está pronta a equação para começar em meio a tanta concorrência.

O paradoxo é que a criação e a falência das empresas são a semente de progressos tecnológicos, segundo o professor de estratégia da Universidade de Michigan Brian Wu. Empresários reconhecem o risco de iniciar um negócio, mas confiam em suas habilidades para fazê-lo sobreviver. Quanto mais confiança mais startups vão nascer e ter sucesso. A falência é ruim particularmente para a empresa, mas é benéfica para a sociedade. Viva o empreendedorismo!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s