A verdade nos números e o viés confirmatório

“A razão que torna a previsão tão difícil para nós é a mesma que a torna importante: o ponto em que a realidade objetiva e a subjetiva se encontram. Distingui-las requer tanto conhecimento científico quanto autoconhecimento.”

Esta frase é de Nate Silver, o estatístico que ficou bastante conhecido pelas previsões acertadas sobre as eleições americanas. A frase faz parte da reportagem “A mentira sincera das pesquisas”, publicada na revista Super Interessante deste mês. O texto explica algumas causas dos erros nas pesquisas e cita o exemplo mais conhecido e recente, a pesquisa do IPEA.

A reportagem fala sobre uma amostra não representativa da população, um questionário mal feito e o ponto de vista de quem divulga. Esse último é sobre o que se trata a citação de Nate Silver acima. Ou seja, nosso julgamento interfere na conclusão. Escolhemos os números que merecem crédito de acordo com nossas certezas. É o tal viés confirmatório, uma tendência de favorecer as informações que confirmam nossas crenças. Selecionamos o que nos interessa.

As redes sociais estão cheias de exemplos. Quanta gente compartilha algo por concordar com a ideia sem checar a fonte? Há até campanhas que incentivam a pesquisa antes do compartilhamento.

1932267_615911588501801_1132111904_n

Sem entrar na parte técnica sobre amostra ou questionário de pesquisa, deixamos aqui  um ponto para todos pensarem: quando receberem os resultados de uma pesquisa ou qualquer outro número por que não questionar? Avaliem a metodologia aplicada. Ninguém vai sair perdendo. Os números não mentem, mas a forma com que eles foram obtidos e apresentados pode distorcer a realidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s