Além de bons produtos, atuar no varejo também requer processos bem estruturados.

Concorrência acirrada é realidade para o varejo principalmente em grandes cidades. Mesmo com um produto atrativo, ganhar dinheiro com bens de consumo envolve também uma boa estratégia para as linhas trabalhadas, uma distribuição bem definida e coordenada dentre os canais disponíveis e a combinação certa de oferta nos canais online. Sem isso a empresa corre o risco de morrer na praia.

A chave sempre será entender seu consumidor. Vamos cair na mesmice, mas conhecer seu consumidor e fazer com que ele saiba que você existe devem compor sua lição de casa. Diariamente. Não adianta ofertar o produto certo sem distribuí-lo da maneira adequada. Você precisa saber quem é e onde está seu consumidor.

O conhecimento sobre ele vai alinhar sua estratégia ao mercado. Ou seja, se você não tiver uma marca forte e reconhecida vai ter de se destacar de outra forma. O preço baixo requer estrutura enxuta, e se a estratégia não for bem costurada leva a empresa a problemas de caixa.

Ao contrário, se sua marca tem força seus maiores investimentos serão em branding e seus desdobramentos. Também não adianta oferecer um produto a um preço que você julga ser atrativo sem saber o que significa “caro” ou “barato” para o seu consumidor.

Um bom produto é importante, mas a estratégia para inseri-lo e mantê-lo no mercado também é fundamental.

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