Business intelligence e marketing intelligence nas PMEs

A inteligência pode ser aplicada para entender o mercado ou a própria empresa. Você pode olhar pra dentro (business intelligence) ou pra fora (marketing intelligence). Fazer a lição de casa significa trabalhar nos dois ambientes. É preciso entender o que acontece com seus clientes, seus produtos e seu faturamento, mas também conhecer seus concorrentes, seus potenciais clientes e as novas demandas.

Tem empresa que só investe em um, aí, de maneira simplista:
– O gráfico de receita líquida vira uma reta na horizontal quando olha só para dentro. Não inova nunca, e nem cresce.
– O gráfico de receita parece um eletrocardiograma quando olha só para fora. Trabalha para resolver problemas e o faturamento sobe quando você identifica uma oportunidade, mas cai em seguida, esbarrando em problemas operacionais e de processos.

Damos exemplos constantemente sobre como investir em marketing intelligence. Vamos falar hoje sobre o que você pode fazer para melhorar o lado de dentro. Medir o desempenho com números é a melhor maneira de corrigir um problema eventual antes de terminar o mês, sem ter de apagar incêndio e acabar no vermelho.

Sabendo onde ocorrem as distorções é possível investir seu tempo onde realmente precisa.
O que você pode medir:

  • Desempenho financeiro: informações sobre lucro, margem e saldo de caixa;
  • Receita e vendas: faça gráficos comparativos entre as vendas por dia, por período e por produto;
  • Identifique quantos clientes você atendeu e o que você conseguiu converter em venda;
  • Identifique quantas visualizações você teve em seu site e como as pessoas chegaram até ele;
  • Fez campanha de e-mail marketing? Quantos e-mails você enviou, quantos foram abertos e quantos revertidos em venda?
  • Possui equipe de venda? Quantos clientes cada vendedor atendeu, quanto cada um vendeu, quanto da meta foi atingida?

Invista seu tempo para formatar gráficos e tabelas a serem alimentados automaticamente e periodicamente. Depois é só acompanhar seu desempenho e investir seu tempo para resolver o que precisa. Isso vai te dar força para competir com mais eficiência no mercado.

Abaixo, um exemplo dos dashboards do google analytics. Você deve ter um site, por que não acompanhar o desempenho dele? Não custa nada.

analytics

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