A importância de precificar corretamente

Nada tem mais impacto no seu negócio do que o preço. Se ele for alto demais pode espantar os clientes. Se for baixo pode comprometer a saúde financeira da empresa.

Usar preço baixo se justifica em algumas situações, como atrair clientes e formar um portfólio. Para prestadores de serviços que estão começando isso é muito importante. Capacidade ociosa e queda na participação de mercado também podem levar à redução dos preços. O problema acontece quando não há revisão no cálculo e fica insustentável permanecer com o preço baixo. Aí você começa pagar para trabalhar. Vende e não ganha nada.

Se você calculou o preço uma vez só muito provavelmente ele está abaixo do necessário. Recalcule. Seus custos mudaram, pode ter certeza. E por mais que você ache estranho, precificar é função do marketing (um dos Ps presentes no composto de marketing, lembra?).

As estratégias de precificação são muitas, e um profissional de marketing é capacitado para estudar todas e escolher a que melhor se adapta à determinada empresa, em determinado cenário. Ele conseguirá trabalhar as variáveis envolvidas, que não são poucas, como concorrência, qualidade do produto, custos, estoque, produtos substitutos…

Alterações no preço afetam muito os consumidores, que podem pensar que o produto é de baixa qualidade (no caso de uma redução), ou que o fabricante é ganancioso (no caso de um aumento). Fazer do mercado seu laboratório também não é uma boa ideia. Você pode testar o preço em algumas situações, mas não pode deixar o mercado decidir totalmente, sempre. A consequência pode ser um monte de cliente esperando pra comprar até que você baixe o preço novamente, por exemplo.

Acompanhe seus custos fixos e variáveis frequentemente. Conheça a fundo seu cliente. Diferencie-se, agregue valor ao seu produto e aposte nele. Monitore seu mercado e conheça a estrategia de seus concorrentes. Faça contas, sempre.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s