Os fãs e suas sugestões valiosas: O case da Lego.

Com a ajuda da internet, das mídias sociais e dos fãs as marcas conseguem lançar produtos já aprovados pelos consumidores.

O crowdsourcing ajuda a agregar o conhecimento e a experiência dos clientes no lançamento de novas ideias, que os designers não conseguiram captar por conta própria.

A Lego colocará no mercado em breve uma miniatura da ambulância que Bill Murray dirigiu no filme Ghostbusters, de 1984. A criação é de um fã de Lego, que vai embolsar 1% da receita líquida do brinquedo.

lego_ghostbusters

O programa de crowdsourcing da Lego existe desde 2008, através da empresa japonesa Cuusoo System. Os projetos que conquistam mais de 10.000 votos de visitantes são avaliados por designers e executivos para garantir que cumprem requisitos de segurança e se encaixam na proposta da marca.

A Lego já produziu outros brinquedos assim: uma miniatura do rover Curiosity (veículo destinado a explorar a superfície de Marte) criada por um engenheiro da NASA que trabalhou no veículo real e um conjunto baseado no vídeo game Minecraft, que atingiu 10.000 votos em 48 horas. A Lego já lançou 3 conjuntos do Minecraft e mais um está a caminho. Dica de um fã!

A reportagem é da Bloomberg Businessweek.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s