O desmatamento no mapa, quase online.

Entre 2000 e 2012 230 milhões de hectares de árvores foram perdidos, segundo dados do Google e da Universidade de Maryland. Isso equivale a 50 campos de futebol de árvores derrubadas a cada minuto nos últimos 12 anos. O grande problema para lidar com essa situação é a falta de informação. Na verdade, era.

gfw

O World Resources Institute desenvolveu o GFW (Global Forest Watch), que utiliza 500 milhões de imagens em alta resolução da NASA, o poder de computação em nuvem do Google e algoritmos desenvolvidos pela Universidade de Maryland.

O sistema computa as perdas e os ganhos. Enquanto perdemos 2,3 milhões de quilômetros quadrados de cobertura de floresta tropical ganhamos 800 mil novos, somando uma perda líquida de 1,5 milhões de quilômetros quadrados. O monitoramento é quase em tempo real.

O sistema permite que ativistas e comunidades locais façam upload de informações, fotos e vídeos de áreas vulneráveis em todo mundo. Quando as perdas de árvores são detectadas alertas são enviados para redes de parceiros e cidadãos, que podem agir imediatamente.

Para as empresas a grande vantagem é poder mostrar, através de banco de dados, que seus produtos são provenientes de fontes legais e licenciadas. A tecnologia foi financiada por doações do Reino Unido, Noruega e Estados Unidos. Entra lá e confere!

Reportagem é da BBC.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s