O manual de boas maneiras do Google Glass e a aceitação de novas tecnologias

Será inovação demais para explicar ao público? A aceitação de novas tecnologias é objeto de estudos há algum tempo, com o objetivo de analisar o uso e o comportamento dos usuários. A aversão inicial parece compor um ciclo normal e, quando nos damos conta, estamos usando aquele produto que pensávamos nunca precisar.

Um usuário do Google Glass já foi expulso de um restaurante em Seattle e o produto ainda é estranho para a maioria de nós. Diante disso o Google resolveu lançar um tipo de guia para quem resolver usar os óculos. O que fazer e o que não fazer com o produto.

No topo da lista de proibições está a sugestão de não se empolgar demais ao usar o produto em público e ficar parecendo um estranho, olhando para o nada. O Google também avisa que algumas pessoas vão querer saber mais sobre a tecnologia e pede paciência aos usuários: “Seja paciente e explique que o Google Glass tem muitas características semelhantes às dos celulares”.

Apesar da divulgação intensa caracterizando o produto como a grande novidade há pesquisas mostrando que poucas pessoas usariam. A BiTE Interactive publicou alguns dados sobre isso no ano passado: 38% dos americanos não comprariam o Google Glass mesmo por um preço baixo, 45% temem que o produto seja ruim de usar ou esquisito socialmente e 44% não enxergam benefício algum.

Mesmo com estes números uma série de empresas e desenvolvedores investiram em aplicativos para o produto. Mídias sociais, como Facebook, Twitter, Tumblr e Path também compraram a ideia. Muita gente acredita que as novas tecnologias de vestir representarão uma nova era na interação entre os produtos e os usuários.

Talvez para nós, meros consumidores, ainda seja um pouco difícil de enxergar, mas o Google Glass já mostrou para que veio. Apesar de toda estranheza dos consumidores diante do produto ele abriu portas para outras grandes inovações e inaugurou um novo modo de interagirmos com a tecnologia. Vai comprar um?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s