A matemática dos jogos de inverno

Vamos misturar um pouco de números aos jogos de inverno que acontecem na Rússia? A Noruega já ganhou 18 medalhas nos Jogos Olímpicos de Sochi, uma a mais que o melhor desempenho do país desde os primeiros jogos de inverno em Chamonix, em 1924. Gostou do desempenho?

Mas, em 1924, os jogos se resumiram a 16 eventos e 49 medalhas no total (houve um empate). Naquela ocasião o país ficou com 34,6% do total das premiações. Neste ano são 98 eventos e um total de 294 medalhas, no mínimo. A Noruega conseguiu até agora arrematar 6% das medalhas.

Vai ser bem difícil algum país conseguir um terço das medalhas do evento de novo. Segundo reportagem da Bloomberg, o número de medalhas vem subindo ano a ano. O número de eventos também, e esse aumento ajuda as emissoras de televisão preencherem o tempo e venderem anúncios.

Como consequência, a quantidade de países ganhadores de medalhas também aumentou. Em 1924 foram 10. Em 2014 já temos 26, e os jogos ainda não terminaram. Mais eventos, mais medalhas, mais histórias, mais heróis e mais horas de televisão. E menos confete pra Noruega, que ganhou mais medalha, mas teve queda no desempenho.

Esse post só serve para você questionar os números que vê por aí, ok?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s