A espionagem com permissão

A Placed é uma startup de Seattle que conseguiu convencer 125 mil pessoas no país a baixarem em seus smartphones um aplicativo que rastreia todos os locais por onde passaram. Um contraponto à onda de espionagem feita pelo governo americano, tão comentada atualmente.

placed

Segundo a Bloomberg Businessweek, a Placed premia os usuários de acordo com o tempo que eles permitem o monitoramento. Com isso a startup ganha um banco de dados rico e vende a inteligência para empresas e anunciantes em mobile. O aplicativo é inteligente o suficiente para limpar os dados e aplicar um pouco de lógica. Às duas da manhã, por exemplo, ele consegue inferir que o usuário está em um bar e não em uma loja de varejo localizada ao lado.

O app pede a permissão dos usuários antes de visualizar os dados pessoais e garante que pode transmitir até mil locais por dia utilizando apenas de 5 a 15% do uso da bateria. Com isso é possível identificar, por exemplo, que mães asiáticas compram mais frequentemente na Trader Joe’s (lojas de conveniência, com um mix pequeno de produtos) do que mães brancas, que tendem a frequentar grandes redes de supermercado. O McDonald’s é o restaurante mais visitado no país, atraindo quase a metade dos americanos com pelo menos 13 anos. Entre os de 25 a 34 o Taco Bell ganha.

Dados valiosos sobre localização, e com permissão dos usuários.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s