Você sabia? Ponzi explica como perder dinheiro. Ou: a matemática inviável das pirâmides

Ponzi foi um imigrante italiano que chegou aos EUA no início do século 20 com uma mão na frente e outra atrás. Ele fez dinheiro prometendo trocar cupons baratinhos importados da Europa por selos americanos. A troca era permitida, o problema foi a promessa de lucro fácil.

Ponzi cobria a cabeça e descobria o pé. Os investidores davam dinheiro para que ele comprasse os cupons, trocasse pelos selos e devolvesse a diferença, mas ele não fazia nada disso. Pagava os investidores antigos com a grana dos novos e rolava a dívida, que chegou a 150 milhões de selos, sendo que só existiam 27 mil em circulação pelos EUA.

Esse é o princípio das pirâmides, conhecidas como “Esquemas de Ponzi” nos EUA. No Brasil Ponzi inspirou alguns seguidores que prometeram grandes ganhos em pouco tempo e afundaram muita gente: a Avestruz Master e as Fazendas Reunidas Boi Gordo são exemplos.

A falência do esquema ocorre quando acabam as pessoas dispostas a pagar para virarem sócias e as últimas gerações – grande maioria das pessoas, já que o número cresce exponencialmente – não conseguem recuperar o investimento. O resultado é meia dúzia de milionários, um bilionário e um monte de gente falida.

A Telexfree opera um sistema parecido. O ganho dos investidores não vem da venda dos pacotes VoIP. Cada investidor precisa pagar uma taxa de adesão para publicar anúncios em classificados gratuitos. Esta taxa era justificada pela empresa como meio de divulgar os pacotes. Além disso cada um era incentivado a indicar mais duas pessoas para a organização, que também pagariam a tal taxa de adesão. A taxa chegava a 1.375 dólares e o preço do pacote VoIP era de apenas 50. Detalhe: por problemas técnicos a empresa está proibida de vender VoIP pela Anatel desde junho passado.

Quando a esmola é demais, o Santo desconfia. Se te oferecerem ganhos altos em pouco tempo fuja. “Não faz sentido alguém que não consegue encontrar um emprego que pague R$ 2 mil por mês achar que vai ficar rico com pirâmide”, diz o economista Samy Dana na matéria “Quer perder dinheiro? Pergunte-me como”, da Revista Super Interessante deste mês, que originou este post.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s