Um algoritmo para vender perfumes pela internet

Já ouviu alguém dizer pra você que é preciso pensar fora da caixa? Aumentar vendas, mudar a maneira de vender um produto ou mesmo de produzi-lo são alguns desafios que empresários enfrentam todos os dias. Mas sair da mesmice e inovar não é simples. Por isso tentamos trazer bons exemplos que possam inspirar os empresários a mudar e enxergar o mercado de um outro ângulo.

Donas de uma marca de perfumes chamada Pinrose deram um bom exemplo ao vender suas fragrâncias, que custam 50 dólares cada, pela internet. Parece meio óbvio quando você trata de fragrâncias já conhecidas ou que levam o nome de alguma super celebridade (que ajuda bastante a vender sem que os consumidores sintam o cheiro do perfume). A Pinrose é uma marca nova e quer mudar o conceito de que as mulheres precisam se identificar com algum perfume durante um longo tempo. Por que não usar uma fragrância em cada momento ou dependendo do humor?

Segundo a Bloomberg, a indústria de perfumes não é grande. Não estamos falando do mercado consumidor, que movimenta 30 bilhões de dólares por ano, mas dos fabricantes mesmo. São quatro empresas que produzem a maior parte das fragrâncias. Outras poucas compram o chamado “suco” e vendem para outras apenas mudando as marcas nos frascos. O desafio de fazer algo diferente em uma indústria assim é grande. E vender pela internet parecia ser mais estranho ainda.

Para ajudar, a Pinrose desenvolveu um tipo de buscador de fragrâncias, que apresenta aos clientes um questionário e utiliza um algoritmo para escolher três perfumes que podem agradar. As 3 amostras chegam para os clientes sem custo, em casa. Segundo as fundadoras a matemática acerta 75% das vezes. A proposta é sair da mesmice, sem precisar que os consumidores entrem em lojas de shoppings onde são pulverizados com vários tipos de fragrâncias, adicionando outra grande vantagem: a ausência de intermediários na comercialização.

pinrose

O investimento é bem menor, sem atrizes e sem grandes super produções em comerciais para televisão. Bom exemplo para quem quer inovar e fazer algo diferente no mercado. A duopo torce para que iniciativas assim sejam recompensadas com grande sucesso de vendas.

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