A crescente infidelidade do consumidor

Pesquisas recentes indicam que a lealdade dos consumidores às marcas vem caindo. O que importa atualmente é a avaliação quanto ao produto e suas características, deixando a preferência pela marca e o marketing para trás.

publicamos sobre a interferência da opinião dos consumidores na decisão de quem está comprando. Segundo o estudo vale mais a pena investir para entender o que e quem influencia o consumidor do que tentar moldar sua opinião com campanhas e propagandas.

A voz do consumidor tomou o espaço inclusive dos programas de fidelidade na decisão de compra. Reportagem do Financial Times mostra que supermercados britânicos estão atraindo cada vez mais clientes ocasionais. Na rede Tesco, líder de mercado e pioneira em programas de fidelização, apenas um terço de seus clientes são leais. Para a rede Marks & Spencer são menos de 3%.

Segundo pesquisa do Credit Suisse sobre tendências de consumo na América Latina, publicada ontem no jornal Valor Econômico, a participação de consumidores leais a uma marca atingiu mais de 50% em apenas 8 categorias de produtos, dentre as 33 pesquisadas no Brasil. os analistas afirmam que a infidelidade pode aumentar mais ainda, já que o consumidor tende a testar mais opções antes de decidir.

O estudo observou que a infidelidade acontece não apenas entre marcas, mas também quanto aos locais de compra. As compras feitas em locais preferidos caiu de 70% para 50%. E deve despencar para 30% dentro de alguns anos.

Anúncios

Uma ideia sobre “A crescente infidelidade do consumidor

  1. Pingback: Você é o que você produz |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s