Geopresídios, uma radiografia do sistema carcerário

Para continuar os posts sobre direitos do consumidor e sobre as empresas que sofrem com os abusos de clientes mal intencionados fomos procurar estatísticas de processos cíveis no site do Conselho Nacional de Justiça. Infelizmente não encontramos os dados que gostaríamos (ainda não desistimos), mas achamos uma iniciativa interessante do CNJ, o geopresídios.

O sistema utiliza dados (ainda sendo homologados) do Cadastro Nacional de Inspeções nos Estabelecimentos Penais, O interessante é que o CNJ investiu nas ferramentas de informações geográficas para mostrar esses dados. No mapa é possível identificar os presídios, quantidade de vagas, quantidade de presos e déficit de vagas. Se o zoom for dado nos estados os dados aparecem agregados.

Iniciativa interessante para mostrar as deficiências do sistema prisional brasileiro. Sem entrar em temas políticos e sociais, porque não é nosso objetivo neste espaço, podemos afirmar que conhecendo os problemas e onde eles se concentram fica mais fácil atacá-los.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s