“All you can eat. Pay as you wish.”

E a moda do “pague quanto quiser” continua. Já publicamos aqui um texto do blog Freakonomics sobre isso. Agora foi a vez da BBC Capital.

O título deste post é um slogan de um restaurante da Universidade de Viena. Seus sócios, em 2005, estavam procurando uma forma de atrair mais clientes e decidiram testar o “pague quanto quiser”. Deu certo e continua até hoje.

Parece estranho e uma receita para o fracasso financeiro, mas a maioria das pessoas paga. Pelo menos é o que diz um estudo sobre este tema feito na Alemanha para o restaurante Der Wiener Deewan que demonstrou que apenas 0,5% dos clientes não pagam nada pela refeição. Com um pagamento médio que varia entre 5 e 6 euros por pessoa o restaurante consegue atender 500 clientes por dia, pagar suas despesas, seus 15 funcionários e ficar com um lucro anual de 30.000 a 40.000 euros.

Mas o sistema depende do bom senso dos consumidores para dar certo. Não é em todo lugar que ele faz sucesso. Em dezembro passado um restaurante na China anunciou que havia perdido o equivalente a 41 mil dólares desde sua abertura em agosto, já que 20% dos seus clientes não pagavam nada.

Alguns restaurantes americanos também fecharam suas portas por conta do “pague quanto quiser”, como o Terra Bite Lounge em Seatle e o Santorini Grill em Nova Iorque.
Segundo o professor Ayelet Gneezy, da Universidade da Califórnia, fatores culturais podem influenciar.

O apelo a causas maiores podem encorajar a generosidade. Por isso existem cafés e restaurantes sem fins lucrativos que utilizam o modelo (o experimento publicado no freakonomics fala sobre isto).

Será que alguém no Brasil arriscaria adotar?

Anúncios

Uma ideia sobre ““All you can eat. Pay as you wish.”

  1. cristiana

    É o que vem testando aquela empresa com os totens de livros no metrô, sob o slogan “pague quanto acha que vale”. Em geral as pessoas pagavam 2 reais por livro. No Brasil há ainda notícias de peças de teatro e shows nesse modelo…

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s