E se Borá fosse uma empresa?

A edição de dezembro da revista Exame traz um infográfico interessante sobre a quantidade de municípios no Brasil. Quem trabalha com geomarketing conhece essa realidade, mas isso não torna menos assustadora a notícia de que existem atualmente 814 bairros e distritos querendo se emancipar.

Mês passado foi vetado pela presidente um projeto de lei que resultaria na criação de até 190 novos municípios, com a justificativa de preservar as finanças púbicas. Ainda bem. A conta é bem fácil de entender. Quanto menor a cidade maior a dependência de recursos federais para cobrir o orçamento.

No Brasil 45% dos municípios possuem menos de 10.000 habitantes. Essas cidades não conseguem fechar as contas, pois não têm ganho de escala e acabam pagando caro para prestar serviços públicos e básicos, como saúde, educação e segurança. Acaba sobrando pro governo federal, e para todos nós.

Não precisamos explicar aqui porque existe tanta vontade política para criar municípios.
Enfim, já ouviram falar de Borá? Fica no estado de São Paulo, a 520 km da capital. Borá tem 805 habitantes, segundo o censo de 2010. Borá possui uma receita de 9,8 milhões de reais. 64% desta receita vem da união.

tabela_bora

Fizemos uma tabela com os dados de alguns municípios de São Paulo (usamos SP porque temos disponível o Sistema de Análise de Dados do SEADE – Fundação vinculada à Secretaria Estadual de Planejamento e Desenvolvimento Regional). A última coluna mostra a dependência do município com relação ao dinheiro vindo da união. Quanto menor maior a dependência. Fácil entender porque a presidente vetou o projeto de lei.

E se Borá fosse uma empresa? Ela tem tamanho para isso. Quanto tempo ela sobreviveria?

bora

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s